segunda-feira, dezembro 30, 2013

Bom Ano de 2014

A UM dia de 2014, venho desejar a todos os meus leitores que este ano que se segue seja bem melhor do que foi o anterior...é sempre assim desejamos que o que entra seja melhor do que o que passou. Como não quero fugir aos clichés da época cá vai:
 
FELIZ ANO DE 2014
TUDO DE BOM!

sexta-feira, dezembro 27, 2013

Algumas Fotos de 2013

Com o ano de 2013 a acabar, aqui vai algumas fotos da Reuters, que marcam em instantes o nosso mundo.

segunda-feira, dezembro 23, 2013

BOAS FESTAS


Para todos os meus leitores venho desejar um FELIZ NATAL cheio de saúde, paz e muita alegria.

sábado, dezembro 21, 2013

Giorgione-A Adoração dos Pastores

Continuando a abordar aqui obras de cariz religioso e que têm a ver com a quadra que atravessamos, hoje trago-vos uma obra atribuída a Giorgione, denominada de A Adoração dos Pastores.
A autoria desta obra foi e tem sido muito discutida.
Há quem a considere uma obra de Giorgione, mas também há quem ache que a mesma  é de Bellini ou de Ticiano e que os mesmos a teriam realizado na sua juventude. No entanto as investigações mais recentes identificam a obra  como sendo de facto de Giorgione, pintor italiano nascido em  Castelfranco em  1477 , tendo falecido em  Veneza em  1510.
Conhecido como  Giorgione o seu nome era Giorgio Barbarelli da Castelfranco.
Giorgione  foi um pintor do Renascimentoo tendo  morrido com apenas 33 anos.
Apesar de ter falecido muito novo deixou uma obra  de alta qualidade e grande influência no seu tempo.
Nesta sua bonita e singela obra, vemos uma gruta escura que serve de moldura para albergar a Virgem, o Menino e São José, realçando-se as personagens pelo colorido do seu vestuário e pela luz que recebem. O mesmo não acontece com os animais do fundo da gruta que entrevemos com dificuldade na escuridão.
Giorgione representa o momento em que alguns pastores com roupas muito pobres param para adorar o Menino. Todas as personagens rodeiam o recém nascido, envolvendo-O no centro de um círculo que O agasalha. Uma atmosfera espiritual é transmitida através da prece dos presentes, bem como pelos pequenos querubins que se vêem sobre a rocha abrupta.À esquerda, uma deliciosa paisagem cheia de luz e frescura poderia identificar-se com a zona de Veneto terra natal do pintor.
Pequenos edifícios e personagens humanizam-no, embora mais não sejam do que pormenores que servem de apoio à cena principal que se desenrola em primeiro plano na imagem.
Um horizonte cheio de luz esbate em tons azulados e cinzentos as colinas do fundo da paisagem, imprimindo maior profundidade à cena. O tratamento naturalista da planície, com os seus contrastes luminosos, anima a composição e confere-lhe uma ampla perspetiva. Por sua vez os rostos, de perfil, e o olhar baixo de São José e da Virgem revelam a meditação em silêncio perante o milagre do acontecimento. Nas suas feições e vestes, aprecia-se a importância linear do traço aprendido com o mestre Bellini , no que respeita à cor e ao traçado.
Esta singela ,despojada, mas contudo muito  interessante obra denominada de "A Adoração dos Pastores" (1505/1510) é um óleo sobre Madeira e pode ser vista no National Gallery of Art em Washington.

A Propósito de Llewyn Davis


Ainda não o vi, mas estreou esta semana o novo filme dos irmãos Coen. Como esta dupla é uma das minhas preferidas a par dos manos Andy Wachowski, Lana Wachowski, e como quem já viu o filme fala muito bem dele e como o mesmo está bem lançado na corrida aos Óscares, deixo aqui o trailer deste A Propósito de Llewyn Davis, como sugestão de cinema para este fim de semana.
 

terça-feira, dezembro 17, 2013

Jean Bautista Maino-Adoração dos Pastores

Chegados agora quase ao Natal, irei colocar aqui alguns posts referentes a obras de pintores que consagraram muita da sua energia na criação de obras de cariz religioso. Grande apreciadora desse tipo de obra não pelo conteúdo em si, mas sim pela mestria, cor, pormenor e carinho colocado em muitas dessas pequenas obras primas, irei começar por esta obra de Jean Bautista Maino intitulada de "A Adoração dos Pastores".
A obra que aqui aparece é uma das obras principais deste pintor que se incluía no retábulo maior do Convento Dominicano de São Pedro, Mártir de Toledo, onde o autor viveu como monge. A composição está baseada numa sobreposição escalonada de planos, onde são apresentados os diferentes personagens. Deste modo, no plano central encontra-se a Virgem com o Menino, acompanhados por São José, que beija com ternura a mão do Menino, e para o qual um pastor se dirige respeitosamente com oferendas. Atrás de um muro baixo, uma vaca e um burro contemplam a cena. A nova mentalidade da contra reforma ignorada por El Greco, cuja arte era mais inteletual, reflete-se nesta obra, através de personagens com os quais o povo se poderia identificar. São José parece um camponês, os pastores parecem humildes trabalhadores arrancados à realidade, e os anjos situados em planos superiores, poderiam ser crianças comuns que  habitualmente, corriam pelas ruas das povoações. Trata-se de uma obra repleta de personagens e impregnada de um grande realismo. Os contrates luminosos criam grandes zonas de sombra, que se alternam com zonas de luz dourada que ilumina a cena.Essa iluminação é bem visível nos principais protagonistas. A Virgem, o Menino e São José, estão muito iluminados e encontram-se vestidos com roupas de tons coloridos, que relembram obras de artistas italianos com Artemísia Gentileschi.
O pastor do primeiro plano, algo cansado de uma longa viagem, descansa exausto junto à cena principal, com as oferendas que irá dar ao menino representadas através de uma pequena natureza morta.Podemos ainda apreciar aqui nesta tela o excelente trabalho de anatomia, revelando grande influência italiana na obra deste artista espanhol.
Esta tela "A Adoração dos Pastores", que é um óleo sobre tela tem as dimensões de 3.15x1.74cm e foi realizada por volta de 1611/1613.

O Grande Mestre

Assim que eu soube que um filme de um dos meus realizadores favoritos estava em cartaz pus-me no cinema em meia hora. O filme é "O Grande Mestre" do realizador chinês Kar Wai Wong
Sendo 'Disponível para Amar' um dos meus filmes favoritos e realizado pelo mesmo e tendo seguido atentamente a sua restante filmografia foi assim com prazer que fui ver esta sua última obra.Para mim, este O grande Mestre não é um filme de artes marciais no sentido a que nós damos a esse tipo de filmes. As fabulosas e ímpares cenas de combate à chuva, à neve ou dentro de um bordel, estão lá mas o que por detrás delas é uma coreografia única aliada a diálogos muito curtos mas muito bons, a actores em estado de graça e por onde perpassa a melancolia a guerra, a miséria, o orgulho e o amor nunca consumado já visível no Disponível para Amar, e que só este realizador consegue dar aquele toque especial, irrepetível , tornando-se quase a sua marca registada. A personagem feminina  Ziyi Zhang, fabulosa como sempre, transportado sempre com ela uma áurea de tragédia consumada no provérbio,'quando vais a procura de vingança cava sempre duas sepulturas'.
Traçando a história da China durante os anos da ocupação chinesa, vamos conhecendo a ascensão deste Ip Man,Tony Leung grande mestre,  conhecido por ter sido professor de artes marciais de Bruce Lee, um homem que pautava a sua vida pela entrega total a códigos de honra e de conduta únicos. Um filme  lindo, com imagens únicas onde os pequenos pés daquelas mulheres e os olhares daqueles homens, nos fazem sentir esta arte única que é o cinema e onde Kar Wai Wong, tem já colocada a sua marca.Fabuloso!

quarta-feira, dezembro 11, 2013

Nadir Afonso

Nadir Afonso nasceu a 4 de Dezembro de 1920 e morreu hoje com 93 anos de idade. Tendo passado a sua  infância na cidade de Chaves, sua cidade natal, Nadir Afonso foi viver mais tarde para o Porto onde estudou arquitectura na Escola de Belas-Artes. Estudou também em França na escola de Beaux Arts, travando neste país conhecimento com alguns dos artistas da vanguarda internacional. Trabalhou também no brasil,com o grande arquitecto Niemeyer mais concretamente em São Paulo.  Entre 1952/54 Nadir Afonso decide abandonar definitivamente a arquitectura para se dedicar apenas e só à pintura, conseguido que as suas obras fossem expostas nas mais conceituadas galerias, nomeadamente em França.
Talvez devido à sua formação na arquitectura Nadir Afonso sempre criou obras muito lineares, sobressaindo  sempre rectas de linhas extremamente geométricas  de uma perfeição  ímpar.








São linhas  muito sóbrias, e onde a tonalidade do azul,  do vermelho e do amarelo  realçam-se sobre um fundo claro. São telas cuja luminosidade atraem o nosso olhar e dá vontade de nos quedarmos perante elas num silêncio reverencial.
Sendo uma obra muito cosmopolita, ela estende-se por várias cidades do mundo, existindo em Portugal telas de Nadir Afonso espalhadas um pouco por toda a parte. É um artista do mundo aquele que faleceu hoje, cuja obra  é única na sua candura, perfeição e harmonia.

sexta-feira, dezembro 06, 2013

Um Homem Bom

Nelson Rolihlahla Mandela
1918-2013
Excepcionalmente um Homem Bom.
Um belo exemplo para o Continente Africano que infelizmente não fez, não faz e penso que não fará escola.
 Uma pena!
Paz à sua Alma

Uma Bela Constipação

A constipação e é das coisas mais incómodas que um ser humano pode sentir, exceptuando os dias em que as mulheres estão com o período menstrual. Ela pega-se através de outras pessoas, ou por resfriados, ou por estarmos sujeitos a correntes da ar, sítios húmidos, passarmos de ambientes frios para quentes e vice-versa, estarmos fragilizados, mal agasalhados, enfim...não faltam motivos e justificações. O mais engraçado é que quando a temos surge a pergunta inevitável: onde apanhaste isso? A vontade e dizer é:Não a  apanhei ela é que me apanhou, pois ninguém quer apanhar essa coisa e muito menos eu que a tenho há 3 dias e ando doidona com ela.
 Pinga o nariz, sentimos todas/os entupidas/os, não há lenço de papel que chegue, bebemos litradas de chá, ingerimos colheradas e colheradas de mel, bebemos leite com mel, até à náusea, tomamos comprimidos, agasalhamo-nos imenso, queremos é estar na caminha todo o dia, estamos irritadiços e quando já julgamos que atingimos o nosso ponto, acordamos com febre e vimos que a coisa não melhorou, mas descambou isso sim para uma bela gripe!
 Eu estou nesse ponto, no ponto do descarrilanço para a gripe. Ontem tinha uma consulta que não tinha a ver com a maldita constipação/gripe , mas aproveitei para pedir ao médico tudo e mais alguma coisa para o raio da gripe , mas que não incluísse os incontornáveis antibióticos.
Ele muito amoroso, lá me deu um anti-estamínico e umas gotas  para o nariz que está todo entupido. Dormi melhor, mas ainda estou muito entupida e sem cheiro algum. Eu quando estou assim com constipação/gripe/horror, fico sem cheiro logo, loguinho. Bem pode a casa pegar fogo que a menos que eu veja o fumo, não o sinto. Passo a viver num mundo sem cheiros e a sensação é horrível de facto só damos conta da importância de pequenos nadas que nos rodeiam, quando os deixamos de ter. A comida é ingerida sem sentir qualquer saber, vou à rua e tudo passa por mim roçando à indiferença, porque não estou em mim, falta algo de mim e dou conta que tenho apenas 4 sentidos que sem o outro, como que também entram em falência. O que vejo não me impressiona, o  que oiço não me agita o que como não me satisfaz. Anseio para que me cure rapidinho, porque quero voltar a mim mesma. O apetite vai-se, passamos pelas comidas sem vontade de as consumir e  pelas pessoas sem vontade de com elas socializarmos. Estou no pico da minha gripe e se não fosse por ter as malditas e infindáveis obras em casa estaria na cama, tapada até às orelhas hibernando como um urso. Mas, não posso fazê-lo, posto que agora estou na fase da colocação de cimento nas paredes, para tapar os canos novos que foram colocados. Depois vem a vez do 'reboco' (parece que é assim que se diz), depois a fase do 'lixar' as paredes e lixar-me a vida, depois a fase das pinturas, depois vem o chão e se Deus quiser lá para Janeiro terei a de novo a minha rica casinha tal como a conheço, pois apesar de ter pedido ao Pai Natal que como prenda me desse a casa arranjadinha no dia de Natal, ele escreveu-me a dizer que o que eu pedia era típico do delírio febril das que como eu estão imersas numa tremenda gripe. E com isso arrumou-me a um canto!    

Alentejo


No Alentejo há sempre Tempo para Tudo! Filme de promoção ao Alentejo, muito bem feito. Parabéns a quem o realizou.

segunda-feira, dezembro 02, 2013

Félix E.Vallotton-Banhista ou a Fonte

Félix Edouard Vallotton, pintor e gravurista  suíço (1865/1925), figura muito conhecida pelo incremento que deu à xilogravura moderna , criou ao longo da sua vida obras muito suis generis e disso é exemplo a imagem que aqui aparece numa tela sua, pintada a óleo, em que vemos uma mulher que deitada sobre uma praia de areias escuras recolhe os braços debaixo do peito e escondendo o rosto, mostra o seu corpo em plena nudez de costa, erguendo as pernas para o ar.
Apesar de a mesma se encontrar totalmente nua há um recato na sua imagem, talvez pela forma como a mesma esconde o rosto, os seios e a parte púbica, apenas mostrando as suas nádegas. Os pés juntos e erguidos fazem lembrar a posição de uma miúda que esconde a sua nudez por detrás de alguma timidez e pudor. Ao longe vemos um pequeno vislumbre de água.
Félix Vallotton ficou também conhecido pelos suas magníficas paisagens e  pôr do sol de uma luminosidade ímpar.
Esta bonita e misteriosa tela denominada de Banhista ou a Fonte é tal como  o tinha dito um óleo sobre tela e faz parte de uma Colecção Particular.
Seguem-se algumas das Paisagens deste pintor.





 
 

domingo, dezembro 01, 2013

Paul Walker

Paul Walker, morreu ontem com 40 anos. Eu gostava imenso dele não pelos filmes "Velocidade Furiosa"(saga que não aprecio) mas sim por um filme que quando o vi e mais tarde vi à venda adquiriu logo e que se chama "Antárctida- Da Sobrecivência ao Resgate"(2006).
 Adoro esse filme, não porque tenha algo de muito profundo , mas porque tem os cães mais fiéis e amorosos que me foram dados a ver em cinema, e porque o Paul Walker faz o papel de um homem que por causa de uma acidente no gelo é salvo pelos seus cães e tendo  que os deixar para trás não descansa enquanto não volta à Antárctida para os ir buscar. Lindo! Fiquei muito triste pela morte deste actor porque ele estava a dar mostra de crescimento cinematográfico começando a deixar para trás esses filme "a Vin Diesel" seguindo outros caminhos. O filme "Horas, um trilher, que irá estrear em Portugal em Janeiro do próximo ano dava provas disso mesmo. Que pena!
Outro James Dean a morrer dentro de um carro lançado a grande velocidade. E segundo consta nem era ele que ia a guiar. Enfim.... 
Vive depressa e morre ainda mais depressa... parece ser o lema desta nova geração!
Paz à sua alma.
Deixo aqui algumas imagens do seu último filme, "Horas".